Duas escolas de pensamento
Psicologistas dizem que a maioria das pessoas pensam "pela direita ou pela esquerda do cérebro", o que significa que existem dois tipos de pessoas. As que pensam analiticamente e as que pensam de forma criativa. Sabendo que o cérebro é constituído por dois hemisférios distintos, podemos dizer (e bem) que cada um deles controla as diferentes maneiras de pensar. Embora muitos investigadores escarnecam a ideia do cérebro funcionar a 100%, torna-se de facto um tópico muito dinâmico quando se contempla as diferenças inerentes entre um designer e um developer.
A batalha inevitável
Penso que irá concordar que, olhando para a lista acima, "pensadores-do-lado-direito" soam a designers, e "pensadores-do-lado-esquerdo" soam a developers. Com isto chegamos à conclusão que os desentendimentos que por vezes acontecem entre designers e developers são por causa da previsível netureza de pensamentos entre os "pensadores-do-lado-direito" e os "pensadores-do-lado-esquerdo". Mais, obviamente que se essas duas maneiras de pensar encontrarem um "espaço comum", conseguem obter muito melhores resultados juntos do que alguma vez conseguiriam separados. A partir daqui, chegamos a um problema chave, que é como beneficiar das diferentes "escolas de pensamento", em detriorimento de aproveitar apenas uma e ter falhas no lado oposto.
Para ter uma ideia melhor de como os designers e os developers conseguem trabalhar juntos com sucesso, aconselho primeiro a saber o que os torna inseparáveis.
Pontos de vista do Designer / Developer
O ponto de vista principal do designer é a cor, o estilo e a marca. E porque tendem a ser pensadores visuais e criativos, criam uma experiência para o utilizador mais apelativa. Isto explica porque é que muitos dos portfólios de webdesigners são tão apelativos e bonitos visualmente. Tendo isto em conta, é muito comum o designer não dar tanta importância a certos métodos procedimentais de código. A certo ponto a beleza precisa de ser funcional e aí entra a parte forte do developer.
Developers são pensadores lógicos e procedimentais. Têm um desejo imparável de fazer as coisas "da maneira correcta", e de maneira a funcionar apenas (Não dão tanta importância à beleza e apresentação). São aqueles que na aula de matemática, fazem equações nas margens do caderno em deteriorimento das figuras desenhadas pela maioria das pessoas. Interessam-se muito mais por coisas como reutilização do código ou standards web.
Benefícios de colocar uma ponte na falésia entre designer / developer
Um bom workflow entre o designer e o developer é imperativo para obter sucesso em projectos web de larga escala. É extremamente benéfico para o designer compreender o lado do desenvolvimento das coisas e vice-versa. A "Webdesigner Depot" colocou recentemente uma excelente lista de "6 razões para as quais o designer deve também programar", e eu não podia concordar mais com os seus pontos de vista. Exercitar os dois lados do cérebro irá ajudar muito o developer ou designer a obter melhores resultados.
Sem a ajuda do designer, o developer irá "passar à frente" certos elementos importantes no design. Irão muitas vezes cair em erros como: "Este tipo de letra serve!" ou "O que irei colocar neste espaço?". Se o designer e o developer trabalharem juntos, ou num caso de apenas uma pessoa, exercitar os dois lados do cérebro, conseguirá criar muito melhores websites.
Agora a pergunta: Qual dos teus lados do cérebro é mais dominante? =D