Como ter sucesso como Freelancer em 2009

Já podemos prever que 2009 não vai ser o melhor ano para "Contar dinheiro". Mas mesmo assim é possível ter sucesso em 2009 como designer Freelancer, mas para isso irá ser preciso muito planeamento.

Plano de estratégia do negócio


1. Escrever o plano - Se quer ganhar uma quantidade de dinheiro "agradável", irá ter de ter uma fundação para tal, ou seja, um plano. Agora que o ano começou, escreva um bom e bem estruturado plano de negócio. O que é que isto significa? Bem, primeiro veja de onde "vem o dinheiro", ou seja, a sua fonte de lucro. Depois de planear as suas fontes de lucro, planeie também onde terá/poderá gastar o seu dinheiro ganho. Talvez software, um computador, e caso se aplique, as coisas essenciais como comida e taxas mensais.
Escreva onde poderá ter de gastar dinheiro, inclua tudo o que precisará de comprar e escreva quanto irá custar também. Tenha a certeza que os escreve em ordem também. Começe pelos mais importantes/esseciais e vá até aos menos importates/opcionais, ou seja, escreva primeiro os que precisa e depois os que quer, esses poderá comprar no final, se lhe restar dinheiro suficiente para tal.

2. Crie objectivos monetários - Não planeie comprar as coisas a uma determinada altura, mas sim quando atingir um objectivo monetário. Escreva a sua lista baseada em fluxo de dinheiro e não tempo! Por exemplo, se agora quisesse comprar uma outra copia do Photoshop CS4 (700€), planeie a sua compra para quando tiver 1000€ extra. A melhor alternativa é sempre deixar algum dinheiro de parte, não vá o diabo tecê-las!

3. Edite/Apage itens desnecessários - Reveja todo o plano criado, apage itens que acha irrealisáveis ou adicione itens que se esqueceu. Tenha a certeza que o seu plano é REALISTA tendo em conta que a conjuntura económica não está boa e estamos em tempos de crise.

Skills extra, porque aprender compensa

Alguma vez olhou para um quadro de trabalho, e ficou de seguida desmotivado porque algumas empresas exigem "skills" que voçê não tem? Começe por aprender essas técnicas que não sabe, e poderá concorrer para esses trabalhos mais díficeis, que consequentemente farão entrar ainda mais dinheiro para a sua conta. É uma boa maneira de ganhar mais dinheiro que o ano passado e aprender novas técnicas é sempre uma boa ideia.

Fontes de dinheiro extra

Se quer mesmo um dinheiro extra, terá de trabalhar "extra" também. É uma boa ideia por o seu conhecimento de design ou programação em prática e ganhar "mais umas massas". Como? Bem, na área do design existem muitas maneiras, muitas mesmo! Penso que uma das melhores maneiras de ganhar esse dinheiro extra é escrever artigos para blog's (Ou iniciar o seu próprio). Tente escrever ara blogs como a Smashing Magazine, PSDTUTS, NETTUTS, VECTORTUTS, SitePoint e outros. Existe uma variedade enorme de bons blogs para onde se pode escrever, e onde poderá ganhar uma quantidade significativa de dinheiro ao mesmo tempo que constrói a sua marca pessoal ao mesmo tempo (isto é um assunto que irei falar mais à frente).

Também poderá desenhar templates para Wordpress, Joomla e outros CMS's, ou em HTML, desenhar packs de icons, packs de brush's, etc, e vendê-los no seu site/blog, ou então num mercado on-line.

Aumente a sua productividade


Aplique-se fortemente no seu plano e seja o mais productivo possível. Quanto mais productivo for, mais projectos poderá ter ao mesmo tempo, e consequentemente mais dinheiro irá ganhar. Existem algumas maneiras de aumentar a sua productividade, com ferramentas de planeamento de projectos (por exemplo), organizando o seu espaço de trabalho, entre outros.

Objectivos (Eles são mais importantes do que voçê pensa)

Irá precisar de um plano de negócio forte e muito bem organizado de maneira a não se perder pelo caminho, mas também precisará de establecer alguns objectivos a cumprir ao longo do seu plano fabuloso. Um objectivo poderá ser aprender uma nova técnica, ou talvez até ter um projecto para uma grande empresa. Objectivos podem motivá-lo bastante a trabalhar ainda mais, e assim atingir um maior sucesso.

Marca pessoal

O seu nome é a sua marca profissional neste mundo díficil de trabalho em que estamos. Crie um website ou blog, onde possa expressar os seus pensamentos e trabalhos, onde possa vender productos e serviços criados por si. Crie também um portfólio de fácil acesso, onde as pessoas possam visualizar o seu trabalho. Esta é uma das boas maneiras de atrair clientes e convencê-los que é um bom profissional. Espalhe o seu espaço por toda a web (Atravéz de twitter por exemplo). Criando uma boa rede é uma boa maneira de ser referenciado pelos seus colegas. Enfim, existe um milhão de possibilidades diferentes de espalhar e aumentar a sua marca.

Partilhe a sua estratégia


Não tenha medo de partilhar a sua estratégia, tal como eu partilho, todos os dias no meu blog. Porque uma coisa é certa: "Trabalho não falta para quem quer trabalhar".

Comente a sua estratégia para 2009! Estou à espera do seu comentário!

1 comentários:

Bibi disse...

Comecei a pensar na minha estratégia hoje. Fui em várias entrevistas de emprego, mas como não possuo experiência em carteira, não me contratam, ou seja, não confiam em meu potencial. Tenho conhecimentos pois me graduei para isso. Confio no meu talento e sou capaz. Por isso, resolvi montar minha estratégia, ser freelance.