Como fazer um "Sidebar Gadget"

Hoje estou de bom humor e vou ensinar aos leitores do meu blogue como fazer um gadget para a Windows SIdebar (aka Barra lateral do Windows Vista).

Este gadget é um POC (Proof of concept), ou seja, a coisa mais simples que poderá ser feita para a Sidebar, o famoso WelloWorld, e para isso basta um ficheiro HTML e um XML, e por isso começemos por criar o nosso ficheiro HTML com o seguinte código (Clique para ampliar):

Guarde-o com o nome olamundo.html numa pasta temporária (Ambiente de trabalho por exemplo).

De seguida iremos criar o ficheiro XML, e para isso basta, tal como para o HTML, o simples mas famoso Notepad (Bloco de notas), e introduza o seguinte código (Clique para ampliar):

Guarde-o no mesmo sítio onde guardou o ficheiro html, como o nome de gadget.xml

Agora para isto funcionar teremos de criar uma pasta chamada olamundo.gadget e copiar os dois ficheiro criados anteriormente para essa pasta.

Agora copie e cole na barra de endereço de qualquer janela o seguinte:

%userprofile%\AppData\Local\Microsoft\Windows Sidebar\Gadgets

De seguida, depois de ter o directório aberto, copie do ambiente de trabalho a pasta olamundo.gadget e cole-a na pasta que abriu.

E agora só terá mesmo de clicar no botão de adicionar gadgets na sidebar e estará lá o Olá Mundo!

Como pode ver é simples criar gadgets para a Sidebar do Windows e as possibilidades são infinitas, e qualquer coisa que possa ser feita em DHTM ou .NET pode também ser feito para a Sidebar. Mas cuidado! Não vale usar o WPF (Windows Presentation Foundation), pois a sidebar não tem suporte para o mesmo a não ser que aplique um patch.

Brevemente darei mais novidades sobre a Windows Sidebar, já que estou a trabalhar em algo relacionado com ela. Cumprimentos ;)

0 comentários: