

Hoje termino este artigo dividido em 3 partes, que mostra algumas dicas de SQL para a plataforma Wordpress. O objectivo deste artigo não é dar as dicas de mão beijada, mas mostrar que sabendo a Sintaxe SQL poderão criar coisas fascinantes, e então aliado a PHP muito melhor, uma linguagem complicada mas potente do ponto de vista do programador. Neste momento, PHP, SQL, JavaScript e claro HTML são o "pão nosso de cada dia" do Webdeveloper.
6. Mudar o nome do seu domínio do Wordpress.

- Adivinhou! Primeira coisa a fazer será o habitual LogIn no PHPmyAdmin, selecionar a sua base de dados do wordpress e selecionar o botão SQL;
- De maneira a mudar o URL (Endereço) do seu blog, execute o seguinte comando:
UPDATE wp_options SET option_value = replace
(option_value, 'http://www.siteantigo.com', 'http://www.novosite.com')
WHERE option_name = 'home' OR option_name = 'siteurl'; - Agora temos de mudar o URL de cada post para o novo domínio. Este comando irá fazer o trabalho:
UPDATE wp_posts SET guid = replace
(guid, 'http://www.siteantigo.com','http://www.novosite.com'); - Estamos quase lá. Agora iremos usar o comando REPLACE na tabela wp_posts para ter a certeza que não fica qualquer marca do antigo URL:
UPDATE wp_posts SET post_content = replace
(post_content, 'http://www.siteantigo.com', 'http://www.novosite.com'); - Feito! Já deverá ser possível fazer login no wordpress usando o seu novo url.
7. Mostrar o número de consultas em SQL no seu blog.

- Ou seja, não é necessário fazer Login no PHPmyAdmin, simplesmente abra o ficheiro footer.php para edição. Este ficheiro encontra-se na pasta onde se encontra o seu tema (Template);
- De seguida, introduza o seguinte código no final do ficheiro:
- Grave o ficheiro e visite o seu blog. Bem lá no fundo da página (Chamado footer), poderá ver o número de consultas efectuadas ao carregar a página e também o tempo que demorou a executá-las.
Note também que o código demonstrado acima só irá mostrar o número de consultas e respectivo tempo de criação para utilizadores registados e que tenhas feito log-in, isto porque utilizadores não registados e bots dos motores de busca não precisam de saber o número de consultas utilizadas num pageload. Mas claro, se desejar tornar isso público, remova a instrucção condicional if (is_user_logged_in()).
8. Restaurar a sua Base de Dados do Wordpress.

- LogIn no PHPmyAdmin e seleccione a sua base de dados do wordpress;
- Clique no botão "Import" no menu horizontal;
- Clique no botão "browse" e selecione o backup mais recente que tiver no seu disco rígido;
- Clique no botão "Execute". Se tudo foi bem, a sua base de dados do wordpress estará completamente funcional de novo.
Como podem ver, existem 1001 maneiras de mexer no vosso wordpress sem ser pelo dashboard. O PHP e o MySQL podem trazer inúmeras vantagens a quem souber utilizar estas técnicas, e com um pouco de esforço, trazer funções nunca vistas no wordpress. Cumprimentos ;)
0 comentários:
Enviar um comentário